Esse sentimento de repulsa quando alguma representação humana, seja robótica ou mesmo em animações 3D, se torna muito próxima da imagem de pessoas reais, tem sido amplamente estudado e é conhecido como "uncanny valley", ou "vale da estranheza", em tradução livre. Há uma curva que delimita quão confortáveis os seres humanos se sentem frente a uma criação que representa não apenas outros humanos, mas qualquer ser orgânico.
As novidades apresentadas pelo Facebook parecem ter atingido esse vale de estranheza, dada a imensa semelhança com rostos reais. As imagens que a empresa usa hoje, disponíveis no Facebook Spaces, ainda em testes, mais se assemelham a desenhos animados. Na imagem abaixo é possível ver uma evolução ao longo do tempo nas tecnologias de realidade virtual utilizadas pela empresa para fazer seus avatares:
Abaixo você pode ver os avatares que o Facebook utiliza atualmente no Spaces, disponível apenas para tecnologias VR e em caráter de testes, ao lado das pessoas que serviram como modelo:
Quando os avatares antigos foram apresentados ao público, em julho de 2017, foi dito que o Facebook optou por assemelhar as animações digitais aos desenhos animados para evitar o efeito do vale da estranheza. Entretanto, parece que a empresa mudou de ideia e agora vai investir em se aproximar o máximo possível do que nós parecemos na vida real, como pode ser visto na imagem abaixo: