Para quer serve Bicarbonato de Sódio?



Usa-se como antiácido, para tratar a acidez do estômago porque ele tem o poder de neutralizar os excessos do ácido clorídrico do suco gástrico. Em algumas formulações farmacêuticas, é misturado aos ácidos cítrico e tartárico, ambos sólidos. Devido à capacidade do bicarbonato de sódio libertar dióxido de carbono gasoso (CO2), também é muito usado nas receitas de culinária como agente levedante ("fermentos químicos"), para ser utilizado no crescimento das massas de pães, bolos e biscoitos durante o cozimento no forno, em especial quando misturado ao ácido tartárico, e na produção de bebidas gasosas (refrigerantes). Outras utilizações do bicarbonato de sódio são como reagente de laboratório, na eletrodeposição de ouro e platina, em curtumes, no tratamento da lã e da seda, na nutrição de animais, na cerâmica, para a preservação da manteiga e da madeira e é um dos componentes dos talcos e desodorantes. A forma anidra do composto usa-se para absorver umidade e odores. É utilizado na fabricação de extintores de incêndio com produção de espuma. No interior destes extintores encontram-se NaHCO3 sólido mantido em compartimento separado de uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4). Quando estes extintores são virados, o que causa seu acionamento, o NaHCO3 e o H2SO4 se misturam e reagem, com liberação de CO2, propiciando pressão dentro do vaso, que causa sua ejeção e produzindo a espuma. Esses extintores são inadequados para uso em chamas em equipamentos e instalações elétricas, pois seu meio aquoso e salino conduz corrente elétrica, causando curtos-circuitos.

Para continuar a leitura clique em "Ler mais..." no botão abaixo!



Mistura com água

Misturar bicarbonato de sódio com a água tem sido uma prática seguida por alguns atletas, na crença de que lhes melhorará a capacidade desportiva. Ao contrário, a alcalose causada pode diminuir o desempenho físico do indivíduo e deixá-lo incapaz para a prática desportiva. Esta prática é também extremamente perigosa devido ao risco de sobredosagem de bicarbonato de sódio e a correspondente alcalose. Os sintomas habitualmente associados a esta condição incluem prisão de ventre, convulsões, diarreia, sensação de barriga cheia, aumento de frequência urinária, irritabilidade, espasmos musculares e vómitos. Se houver suspeição de estarmos perante um caso de sobredosagem de bicarbonato de sódio, deve pedir-se ajuda médica com urgência. Não se deve obrigar o paciente a vomitar sem antes pedir aconselhamento apropriado a um profissional de saúde.

Uso do bicarbonato na cura do câncer

Diversos sites na internet sugerem que o Bicarbonato é capaz de curar qualquer tipo de câncer e chegam a dizer que a medicina convencional esconde isso do público. Isso é um mito perigoso difundido por um médico italiano chamado Túlio Simoncini que teve sua licença médica revogada. Mais tarde, porém, Túlio Simoncini foi reconhecido pelo Conselho de Medicina e reaquiriu sua licença e o título de doutor. Em seu site http://www.cancerfungus.com/ , o tratamento de Dr retorna antes do primeiro nome.
Pesquisas recentes mostram que o bicarbonato de sódio contribui para a inibição de metasteses espontâneas em alguns tipos de cancro em roedores. O mecanismo de acção permanece desconhecido e não se conhecem efeitos em humanos.


Fonte: Wikipédia