Descubra quem são seus verdadeiros amigos no Facebook

Centenas de amigos figuram no seu perfil do Facebook. Mas quantas deles realmente se interessam pelo que você publica?

No Facebook, temos muitos "amigos", mas são poucos os que podem ser considerados amigos de verdade na vida real. Tanto a rede social como alguns apps externos oferecem uma pequena ajuda para detectar quais contatos se importam com você e quais o adicionaram apenas por razões próprias.

Por isso, confira aqui alguns truques para entender melhor suas amizades no Facebook. Só uma advertência antes de começar: são apenas CONSELHOS, não leve nada ao pé da letra.

Para ver clique em "Ler mais..." no botão abaixo!



Preste atenção nas opções do Facebook

Mesmo que o Facebook não conte com um sistema de estatísticas para perfis pessoais, a rede social oferece em sua versão online algumas pistas para saber quem são os usuários que mais se interessam por você.

O primeiro indicador está à esquerda da página de perfil, na seção Amigos. O quadrado oferece uma vista de nove fotos de contatos do Facebook. A seleção destes contatos e de outros não é coincidência, já que reúne aqueles com os quais realmente há interação mútua, seja na forma de comentários em publicações, cliques em "curtir" ou conversas por chat.

Logo, poderíamos dizer que a seção "Amigos" realmente está indicando seus amigos de verdade, ou, pelo menos, gente de confiança, com quem você compartilha suas inquietudes. A seleção apresentada causou surpresa?

Por outro lado, se você observa o lado esquerdo do perfil, verá sugestões de chat. Pode ser que alguns nomes se repitam, e isso acontece porque, com esta função, é possível ver quais amigos estão conectados no momento via web ou quais estavam usando o Facebook pelo celular. De qualquer forma, as primeiras sugestões são de amigos com os quais você interagiu recentemente. Isso faz com que o Facebook deixe esses contatos à mão caso deseje começar um chat com eles.

Ao contrário, em Mais amigos, você verá o restante das pessoas conectadas nesse momento e as que, possivelmente, não interagem com você há dias ou semanas.

Descubra mais detalhes sobre quem se interessa por você

Estes dois truques do Facebook fazem uma pequena aproximação de quem é mais ativo com você, mas não dão dados mais claros. Felizmente, há apps externos que o ajudarão com esta tarefa. Um dos mais novos é Friend or Foe, um aplicativo online desenvolvido pela Kaspersky (popular por seus antivírus).

Friend or Foe oferece algumas estatísticas sobre as interações com seus contatos. Antes de se surpreender com os resultados, devo dizer que este app ainda está em fase beta. Logo, é possível que os dados mostrados não sejam totalmente precisos, mesmo que, sim, reveladores.

Se você vai à seção Pessoas, marcada com um coração, verá quem se interessa por suas publicações. No meu caso, alguns nomes coincidiram com os dos truques do Facebook, mesmo que os indicadores tenham me permitido ir um pouco mais além.

Se você clicar no nome de uma pessoa deste grupo, poderá ver dados de todas as interações relacionadas com você em um determinado período de tempo: quantas vezes comentou ou curtiu suas publicações, quantos links compartilhou com você... Com esta função, você pode conhecer seus maiores "fãs", assim como saber o grau de atividade deles no Facebook.

Em contrapartida, na seção Grupo de Risco, marcada com o desenho de um perfil, você veria essas pessoas que teoricamente não seriam suas amigas de verdade: publicam muitíssimo mas não interagem com você. Este indicador não é muito eficaz, já que, no meu caso, nomes do grupo "Pessoas" se repetiram aqui. Mas suponho que Friend or Foe está trabalhando para melhorá-lo.

Analise as tags

Meu conselho é que você não dê muita atenção para o Grupo de Risco e use outras opções do Friend or Foe para saber quem são seus autênticos amigos. O melhor para esta tarefa é Conselhos de segurança. Assim, você poderá acessar facilmente as opções do Facebook. As funções que nos interessam são as duas primeiras, Fotos com você e Check-ins.

Em Fotos com Você, é possível conferir o histórico de todas as fotos nas quais foi etiquetado, um menu em que será muito simples ocultar publicações do seu muro ou apagar tags. Marcar fotos faz sentido quando você aparece nelas. Fuja daquelas pessoas que marcam compulsivamente todas as amizades em uma foto que pouco tem a ver com você e que apenas é usada para autopromoção.

A opção Check-ins funciona da mesma forma. Os verdadeiros amigos são aqueles que etiquetam especificamente você e poucos mais em itens que podem ser do seu interesse. Também merecem seu respeito aqueles que o marcam em algo que encontraram graças a você ou os que querem dar créditos por algo que você fez (por exemplo, se compartilham um artigo do seu blog pessoal e o mencionam como autor).

O que pretendo dizer com estes conselhos é que não é preciso ser radical e apagar essa pessoa do seu Facebook. Mas sim que é adequado eliminar ou ocultar do seu mural todas essas etiquetas que não sejam do seu interesse e, no futuro, comentar amavelmente com os “etiquetadores compulsivos” que não é necessário que mencionem você toda hora. Se são seus amigos de verdade, eles entenderão, e se não... Depende de você o que vai fazer com eles no Facebook.

Cuide dos seus amigos

Agora que você já sabe quem se interessa por você no Facebook, é um bom momento para cuidar destes escolhidos. O Facebook tem algumas ferramentas que ajudam a delimitar os amigos.

A mais útil é marcar as pessoas mais próximas na categoria Amigos (marcada com uma estrela) ao acessar seus perfis.

Essa medida vai incluí-las em um grupo seleto que você pode acessar sempre que quiser pela zona esquerda de sua página principal do Facebook.

Assim, a categoria Amigos mostrará apenas atualizações daqueles que você quiser, eliminando todo o ruído causado por conhecidos, grupos ou páginas seguidas.

Além disso, à direita desta opção, você poderá incluir facilmente mais amigos, sem necessidade de acessar os perfis deles ou ativar as notificações. Se já estiverem ativadas, cada vez que um de seus amigos especiais publicar algo no Facebook, você ficará sabendo por meio desses avisos.

Você tem vergonha de alguém saber que está na sua categoria Amigos? Não se preocupe: esta página personalizada é exclusiva para você.

Antes de tudo... Não perca de vista o mundo real!

Com todos estes truques, espero que seja mais fácil para você detectar quem são seus verdadeiros amigos e quem é meramente um conhecido, mas não leve as coisas ao pé da letra. Considere que muita gente tem conta no Facebook mas não é muito ativa, razão pela qual não comentam nunca suas publicações.

Portanto, jamais perca de vista o mundo real e as interações sociais mais diretas e menos virtuais, já que serão elas que, no final das contas, consolidarão suas amizades. O Facebook é só mais um meio para manter seus amigos, mas não o único e muito menos o mais essencial.


AVISO!
O Site ainda está em BETA ainda não funciona ok? Assim que funcionar direitinho eu aviso pra vocês!

Fonte: Softonic

5 comentários:

  1. É, faz sentido! No meu nem quase todas as pessoas que apareceram na seção amigos apareceram no chat! Rs.
    Mas ótima matéria! Uma ótima distração checar os verdadeiros amigos quando se está com tédio!
    Ah, Aline, estou te seguindo no Twitter! ♥
    Beijos! ;*
    Bottle of Dreams

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade aparece no meu também faz sentido mesmo! Achei essa matéria interessante e por isso que postei aqui no blog! É uma pena que o site ainda está em beta né? =/
      Obrigada flor por me seguir no meu twitter ♥
      Estou te seguindo também!
      beijos ;*

      Excluir
    2. Sim, é uma pena o site estar na versão beta, aqui nem carregou! Deu erro logo de cara!!
      Obrigada por seguir de volta no twitter! <3
      Beijos! ;*

      Excluir
  2. Nossa que legal Aline!
    Adorei a dica, seu blog é ótimo, um verdadeiro achado!
    Parabéns!
    www.mixdacrisretro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cris Mix pelo elogio!
      Eu visitei o seu e achei bem legal também amei!
      Volte sempre! =D beijos!

      Excluir
:) :( ;) :D :-/ :P :-O X(
:7 B-) :-S :(( :)) :| :-B ~X(
L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

Antes de comentar leia:

• Muito obrigada por estar comentando
• Retribuo a todos portanto deixe sua Url (exemplo: <*a *href*= "___"*>Nome do Blog ou Site<*/a*>) <- Sem os * (asteriscos)
• Proibido Palavrões e Xingamentos será banido comentário!
NÃO aceito mais Divulgação no Facebook!
• Aceito Parceria aqui no Blog
• Se for copiar e colar no seu blog me avise e coloque o meu devido créditos
-> Obrigada ;*

{ ATENÇÃO!
É proibido a copia ilegal deste, Plágio é Crime, e dá Cadeia!