Motivos para beber Água!


Você tem preguiça de levantar diversas vezes ao dia para beber água? Acha que não serve para nada? Saiba que manter uma garrafinha por perto pode fazer muito pela sua saúde, beleza e até o humor! A seguir, veja cinco ótimos motivos para beber água regularmente:

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1º)Ajuda a emagrecer
De acordo com a nutricionista funcional Gabriela Maia, a água é essencial no processo de emagrecimento. "O consumo regular e diário ajuda na eliminação de toxinas através da urina e das fezes, permitindo que o organismo equilibre suas funções. Além disso, o organismo pode confundir fome com sede. Quando sentir aquela " fominha" no meio da tarde, beba um copo de água antes de comer, assim você se sentirá saciada por mais tempo", diz a nutricionista.

2º)Mantém pele, unhas e cabelos bonitos
A médica ortomolecular Lila Valente, da Clínic Med, explica que todos os órgãos sofrem com a perda de líquido corporal. "A pele é o primeiro a sentir os efeitos da falta de água no organismo. Avaliando suas características podemos perceber se a pessoa bebe água regularmente, já que casos de desidratação leve já podem provocar a diminuição do tônus, textura e elasticidade da pele", diz a médica.

3º)Evita inchaço e retenção de líquidos
Se você costuma se sentir inchada, beber água deve ser um hábito comum como escovar os dentes: "Bebendo água ao longo do dia você evita que o organismo retenha o sódio, grande responsável pelo desconforto do inchaço", explica Gabriela Maia. Ela explica que beber os tais dois litros de água recomendados também ajuda a amenizar a celulite. Gabriela Maia também sugere as águas aromatizadas: "Antes de dormir, coloque rodelas de limão, laranja folhas de hortelã em uma jarra com dois litros de água, conservando-a na geladeira. No dia seguinte você terá uma bebida refrescante e livre de calorias", recomenda a nutricionista.

4º)Evita dores de cabeça e mau humor
Segundo Lila Valente, é preciso, sim, beber dois litros de água todos os dias. "Esquecer ou deixar de beber água no dia a dia pode provocar dores de cabeça, vômitos, náuseas, diarreias e febre", diz a médica. Gabriela Maia explica que a desidratação leve, causada pela falta de água diária é mais comum do que imaginamos. "O simples fato de sentir sede é um indício que o organismo está com o estoque de água abaixo do recomendado e começa a entrar em estado de desidratação. Por isso, não espere sentir uma sede desesperada para beber água", diz a nutricionista funcional. Estudos recentes indicam que uma desidratação leve (com a perda de apenas 1% de água) pode afetar o humor, provocando até ataques de raiva.

5º)Previne problemas nos rins
Quanto menos água uma pessoa bebe, maiores os riscos das substâncias formadoras dos cálculos renais se unirem, formando as chamadas pedras nos rins. Estudos indicam que quem já sofreu com o problema, mas aumentou a ingestão de água, é capaz de reduzir em 60% o desenvolvimento de novos cálculos nos rins. "A água também ajuda a hidratar as fezes e eliminar toxinas através da urina", diz a nutricionista Gabriela Maia.


Idosos precisam ingerir líquidos a cada duas horas

Com o Dia dos Avós chegando (26/07), a hora é mais que apropriada para chamar idoso água Idosos precisam ingerir líquidos a cada duas horas de atenção em relação a um alerta que vem circulando nas redes sociais: a importância, muitas vezes subestimada, da devida hidratação das pessoas idosas. O déficit no consumo de líquidos é tido por especialistas como uma das grandes razões para a confusão mental – sintoma que muitos desses pacientes apresentam.

A desidratação em idosos é algo que ocorre mais fácil e com muito maior frequência do que a maioria das pessoas imagina, segundo a geriatra Anna Carolina Peres. Por isso, os alertas que têm circulado entre os internautas fazem todo o sentido, na opinião da médica.

O índice de água no nosso corpo cai drasticamente com o avanço da idade. Ele fica na casa dos 50% nessa fase da vida, sendo que na juventude temos 80% de água no organismo. Com essa regressão nas reservas hídricas, a desidratação no idoso acontece muito mais rapidamente, se a ingestão de líquidos não for mantida em bons níveis.

Outro agravante está na falta de sede.

A sede é o grande alarme dado pelo nosso organismo, informando que está precisando ser hidratado. Porém, nos idosos, esse mecanismo regulador vai se tornando cada vez menos eficiente. Por isso, essas pessoas têm mais dificuldade para perceber quando estão precisando se hidratar.

Elas simplesmente não têm vontade ou sentem pouca necessidade de beber água. Mas, obviamente, não deixam de precisar do precioso líquido!

Uma série de complicações podem surgir a partir da desidratação. Entre elas: confusão mental, queda de pressão arterial, aceleração dos batimentos cardíacos e dor no peito. Se nada for feito rapidamente, a desidratação pode levar ao coma e até à morte.

Segundo Anna Carolina, em consultório é sempre feito o alerta para que o paciente geriátrico entenda a importância de se manter bem hidratado nessa fase da vida, mesmo que esse não tenha sido um hábito cultivado no passado. Familiares também são orientados a prestar muita atenção na quantidade de líquidos que os parentes idosos estão ingerindo, oferecendo sempre alternativas que favoreçam a sua hidratação.

DICAS PARA IDOSOS E FAMILIARES

– Assim como para os adultos, a média ideal é manter o consumo de 1,5 a 2 litros de água por dia (o equivalente a uma média de oito copos de água);
– Como a desidratação no idoso acontece muito mais rapidamente, a ingestão de líquidos deve acontecer, obrigatoriamente, a cada DUAS HORAS – ou menos.
– Como a capacidade de sentir sede e aceitar água tende a diminuir com a idade, é importante introduzir na alimentação outros líquidos e alimentos ricos em água, tais como: sucos de frutas, chás, água de coco, leite, sopas, gelatinas e frutas como melão, melancia, laranja e abacaxi.
– Familiares e cuidadores devem estar atentos para que essa ingestão aconteça.

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