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Facebook nega ataque DDoS, mas plataformas seguiram instáveis nesta quarta (13)


ATUALIZAÇÃO (13/03 às 23h55): Testes do Canaltech no Instagram e Facebook, via web e app, se mostraram bem sucedidos tanto em novas publicações de textos na rede social, quanto imagens e Stories no Instagram neste final de noite. Até este momento, a rede social ainda não se manifestou publicamente explicando o ocorrido, o que deve acontecer provavelmente na quarta-feira (14). Abaixo, você confere a notícia original na íntegra:

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Por volta das 13h desta quarta-feira (13), usuários de todo o mundo começaram a relatar problemas com o Facebook, o Instagram e o WhatsApp. Na rede social principal e no app de fotos e vídeos, novas postagens e comentários apresentaram falha na publicação, enquanto o mensageiro impediu o envio de novas imagens e arquivos. Mais de oito horas desde o início da falha se passaram e o problema persiste para muitos usuários em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil — mas o Facebook nega que a causa tenha sido um ataque DDoS.

Usando (ironicamente) o Twitter para se comunicar com sua base de usuários, a rede social se limitou a dizer que estava ciente do problema afetando diversas regiões do globo, garantindo que sua equipe estava focada em resolver a questão "o mais rápido possível", mas fez questão de confirmar que o problema não estava relacionado a nenhum ataque hacker.

We're focused on working to resolve the issue as soon as possible, but can confirm that the issue is not related to a DDoS attack.

Facebook (@facebook) March 13, 2019

Contudo, o problema com as plataformas do Facebook aconteceu poucas horas depois de serviços do ecossistema da Google terem ficado fora do ar por mais de uma hora. Claro que isso pode ser apenas uma infeliz coincidência, mas não se pode eliminar a possibilidade de alguém, ou um grupo de invasores, ter explorado brechas preocupantes em serviços essenciais de duas das maiores gigantes de internet do mundo em menos de 24 horas.

Vale ressaltar que o Facebook e o Instagram não são mais meras redes sociais onde pessoas comuns podem se conectar com amigos e postar fotos de gatinhos, pois os serviços cresceram o suficiente para se tornar plataformas comerciais, envolvendo não somente muito dinheiro investido por anunciantes (que, com as redes problemáticas, estão perdendo dinheiro), como também são lugares onde marcas fazem vendas diretas a seus consumidores. Ainda, o WhatsApp é usado como um serviço de atendimento ao consumidor, e muitas empresas estão sendo prejudicadas com tantas horas de instabilidades que impedem o envio de mensagens e a publicação de informações.

De acordo com uma repórter da Bloomberg, um porta-voz da companhia de Mark Zuckerberg teria dito que o Facebook está considerando a possibilidade de reembolsar seus anunciantes quando a falha enfim for resolvida.

A Facebook spokesman says the company is still investigating — and considering the possibility of refunds for advertisers

Sarah Frier (@sarahfrier) March 13, 2019

Por:Patrícia Gnipper
Fonte:Canaltech