
Ter um primeiro encontro com alguém é inevitável, isso é um fato. Se você ainda não passou por essa experiência, logo passará. E a gente sabe como isso pode ser complicado. Por mais que, às vezes, você já tenha conversado bastante com a pessoa antes e até já tenha mais intimidade, o frio na barriga e aquelas borboletas no estômago sempre costumam surgir antes da primeira vez que você sai oficialmente em um encontro com ela – e tudo bem! Não existe nada de errado em ficar nervosa nessas situações. Na verdade, isso é apenas um sinal de que você gosta mesmo desse alguém e não quer que nada dê errado.
O problema é que o excesso de nervosismo e o receio de algo não sair como o planejado pode acabar atrapalhando um pouco e te deixando meio ~perdida~ em relação ao que dizer e como agir. Nosso maior coselho para isso é: não planeje! É claro que criar expectativas é algo bem comum que, às vezes, até ocorre automaticamente, mas deixar as coisas acontecerem sozinhas é bem mais fácil. Mas, como a gente sabe que muita gente cria expectativa e passa pelo nervosismo mesmo assim, preparamos um guia com algumas perguntas que podem te ajudar a quebrar o gelo e fazer a conversa se manter ativa. Preparada?
INÍCIO DO ENCONTRO
Se você ainda não tem muita intimidade com a pessoa, esse é o momento das informações básicas. Caso vocês já tenham conversado muito, essa parte você provavelmente já deve saber.
- Como foi seu dia?
- O que você planeja estudar?/O que você estuda?
- Qual sua profissão dos sonhos
- Onde você mora?/Você sempre morou nesse bairro?
DEPOIS QUE A CONVERSA ENGATAR
Esse é o momento em que você já está se sentindo mais confortável em conversar com a pessoa e já sabe que quer saber mais sobre ela. Essas perguntas podem aliviar um pouco a tensão do momento.
- O que você gosta de fazer no tempo livre?
- Quais suas séries de televisão preferidas?
- Qual foi o melhor show de música que você já assistiu?
- Você prefere teatro ou cinema?
- Você gosta de ler?/Qual foi o último livro que você leu?
- Tem algum filme que te marcou?
- Qual seu lugar preferido na cidade?
- Quais são seus maiores sonhos?/O que te motiva?
PARA CONHECER MAIS A PESSOA
Se você sente que já tem intimidade o suficiente e quer ir a mais a fundo para conhecer melhor a pessoa, chegou a hora de fazer perguntas mais pessoais. Essa é uma das melhores partes do primeiro encontro e você pode aproveitar para perguntar literalmente o que surgir na sua mente.
- Qual sua lembrança preferida da infância?
- Você tem uma boa relação com a sua família?
- Você tem algum apelido?
- Quais seriam seus três desejos se um gênio aparecesse para você?
- Se você pudesse se tornar alguém famoso por um dia, quem seria?
- Qual o seu maior arrependimento? E seu maior orgulho?
- Se você pudesse viver novamente algum dia da sua vida, qual seria?
Essas são apenas algumas sugestões de perguntas que podem fazer a conversa render, mas se você ficar na dúvida de como começar, um “me conte mais sobre você” serve como um gancho para outros assuntos. Ah! E, ao final do encontro, é legal você dizer que gostou e que espera repetir o date em breve – mas só se você gostou mesmo, hein?
Lembrando que você não precisa seguir exatamente essas perguntas, viu? O ideal é ser você mesma e fazer tudo do seu próprio jeito. Mas, caso role um nervosismo muito forte, é só lembrar do que você leu aqui para achar um “norte” de como direcionar a conversa.
Combinado?