AVISO:Voltarei em breve!

Netflix não é o suficiente para acabar com a pirataria, diz estudo


O efeito da Netflix e Amazon Prive na pirataria é muito menor do que se pensava. É isso o que indica um novo estudo, que sugere que esses serviços de streaming de vídeo não tem capacidade de acabar com a distribuição e consumo ilegal de conteúdo protegido por direitos autorais.

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, e da Universidade Católica Portuguesa se juntaram para estudar o impacto da oferta de streaming legal em usuários que costumam consumir pirataria, segundo o TorrentFreak.

Para continuar a leitura clique em "Ler mais..." no botão abaixo!

Em parceria com uma operadora cujo nome não foi revelado, eles vincularam tráfego ilegal de BitTorrent na rede da operadora às pessoas que estavam fazendo o download ilegal, e ofereceram um período de 45 dias gratuitos em um serviço de conteúdo sob demanda de filmes e programas de TV.

Durante o período gratuito, os pesquisadores analisaram o tráfego desses usuários dentro do serviço sob demanda e também as transferências de BitTorrent deles. O que eles perceberam foi que a oferta gratuita não teve capacidade de mudar os hábitos de download ilegal desses usuários.

"Descobrimos que, em média, lares que receberam o período de testes aumentaram o consumo de TV em 4,6%, e reduziram o download e upload de vídeo em 4,2% e 4,5%, respectivamente. No entanto, também em média, esses lares não mudaram a probabilidade de usar BitTorrent durante o experimento", explicaram os pesquisadores.

Nem tendo uma alternativa legal e gratuita - mesmo que por um período de 45 dias - essas pessoas que costumam baixar vídeos ilegais abandonaram a pirataria.

Fragmentação de conteúdo

Segundo os pesquisadores, essas pessoas não conseguiam ter todos os programas de TV e filmes que queriam ver no serviço oferecido. Assim, elas foram atrás de formas ilegais para ter acesso a esse conteúdo.

"Lares com preferências alinhadas com o conteúdo oferecido reduziram a probabilidade de usar BitTorrent durante o experimento em 18%, e diminuíram o tráfego de upload em 45%," diz o estudo.

A fragmentação do conteúdo, portanto, é um dos fatores que explicam a resistência da pirataria. O fato de programas e filmes demorarem para entrarem no catálogo de serviços de streaming, ou só estarem disponíveis em determinados sites, faz com que as pessoas não abandonem completamente os downloads ilegais.

A tendência é que isso piore. A Disney, por exemplo, vai tirar todo o seu conteúdo da Netflix para criar um serviço de streaming próprio, o que significa que quem quiser assistir a filmes como os da Marvel ou Star Wars vai precisar assinar mais um serviço. Quanto mais ofertas diferentes - e sempre pagas - mais o conteúdo será fragmentado, e quem mais deve se beneficiar disso é a pirataria, segundo o estudo.

Os pesquisadores dizem que as pessoas estão dispostas a pagar US$ 3,25 (cerca de R$ 10,50) para acessar serviços com catálogos bastante amplos.

"Nossos resultados mostram que usar serviços sob demanda para acabar com a pirataria vai exigir, no mínimo, oferta de conteúdo muito mais cedo e a um preço muito mais baixo do que o mercado atualmente oferece, mudanças que provavelmente vão reduzir a receita da indústria e podem prejudicar incentivos de produção de conteúdo novo, ao mesmo tempo que inibem uma pequena parcela da pirataria", conclui o estudo.
Por: DANIEL JUNQUEIRA
Fonte: Olhar Digital