A informação veio pelo Twitter oficial do WABetaInfo. Segundo o veículo, a versão em beta do WhatsApp 2.18.305 vai passar a contar com publicidade no Status, o mecanismo análogo ao Stories do Instagram. “Eles [os anúncios] não estão visíveis ainda, e a ferramenta será liberada no futuro”, diz o post.
WhatsApp beta for Android 2.18.305: WhatsApp is implementing in this version ads for Status.
— WABetaInfo (@WABetaInfo) 5 de outubro de 2018
They are not visible yet and the feature will be enabled in future.
A publicidade no app gerou uma série de polêmicas recentes, entre elas a de que o cofundador do WhatsApp, Brian Acton, se declarou um vendido por ter entregado o programa ao Facebook. O app foi comprado pela empresa de Mark Zuckerberg em 2014.
Outro problema da publicidade na plataforma é que, diferente do Instagram, ele precisa ser criptografado para garantir o sigilo das mensagens. Dessa forma, é improvável que a empresa consiga fazer publicidade segmentada, como acontece com outras redes.
Uma opção que vem sendo comentada é o WhatsApp conseguir sincronizar o número de telefone com a conta do Facebook do usuário, assim, pegando as informações necessárias para segmentação de publicidade.
É provável que os anúncios no WhatsApp sigam o mesmo padrão que o do Instagram, ou seja, mostrando uma postagem patrocinada a cada grupo de mensagens visualizadas.
Nem Facebook, nem WhatsApp ainda confirmaram quando (ou se) a mudança deve acontecer.
Fonte:Twitter/Canaltech