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89% das interações no Facebook em eletrônicos vêm de posts pagos, diz pesquisa.


A Socialbakers, empresa de análise de mídias sociais e benchmarketing, apresentou nesta segunda-feira 21 de Janeiro de 2019 a sua análise de engajamento e produção nas redes sociais brasileiras em 2018. O relatório mostra alguns insights sobre produção para Facebook e Instagram, como relação de posts pagos e orgânicos, além do destaque da Samsung em engajamento no setor de eletrônicos.

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O trabalho analisou 37.141 posts no Facebook e 11.872 no Instagram, todos no ano passado e relacionados a páginas que se apresentam como do setor de eletrônicos, ou que a Socialbakers entende se encaixar neste âmbito.

A companhia leva em conta apenas informações públicas de postagem, mas também usa algoritmos para fazer análises por comportamento. Por exemplo, nos números apresentados sobre engajamento de posts pagos, a empresa usou seus programas para perceber comportamentos que levam a inferir que um post foi efetivamente impulsionado, número que a plataforma não apresenta diretamente.

O trabalho avaliou apenas publicações feitas em páginas oficiais das marcas, não considerando, por exemplo, fã clube ou interação de postagens por publieditorial.

“Tratando especificamente de Facebook aqui, estamos falando de conteúdo público. Ou seja, conteúdos que foram publicados na timeline dessas páginas. Existem formas de estas páginas produzirem mídia sem que seja na timeline. Isso não foi considerado no nosso trabalho”, explica Felipe Ferrari, Business Solutions Consultant da Socialbakers no Brasil.

Facebook

O análise desta rede social mostrou que a Samsung dominou o setor de eletrônicos no ano de 2018. A empresa foi responsável por metade das interações em postagens de páginas. Ao todo, a fabricante sul-coreana teve 26 milhões de interações no ano, de um total de mais de mais de 55 mil de todas as páginas vistas.

Ela é seguida por Canon Brasil (2 milhões); Xbox One (1,3 milhão); PlayStation (1,1 milhão) e Wahl Clipper Brasil (1,1 milhão).

A fabricante de smartphones também foi destaque em aproveitamento de engajamento por postagem. Ela teve 74 mil, em média, de interações por post, seguida de Arno (14 mil); Britânia (6,6 mil); JBL Car Audio (6,5 mil); e Philco Brasil (6 mil).


A pesquisa considera como interação entre reações (de likes ou suas variáveis), comentários e compartilhamentos na plataforma.

“A Samsung trabalhou muito forte esse ano principalmente na linha Galaxy. Eles tiveram um investimento alto, pois a gente consegue perceber que na média desse mercado, foram 28% dos conteúdos pagos. A Samsung especificamente investiu em 87% de impulsos. Ou seja, é uma marca que tem um comportamento de promoção, em investimento, em redes sociais maior que o dos outros”, explica Alexandra Avelar, Country Manager da Socialbakers.

Comportamento

Alexandra fala especificamente de um dado levantado pela empresa sobre a relação de posts pagos e orgânicos. Ao todo, 72% das publicações no setor de eletrônicos foram gratuitas, sendo que outros 28% receberam investimentos.

Contudo, Alexandra ressalta que este dado se inverte na observação de interações. No total, 11% das interações vieram de posts orgânicos, enquanto 89% se originaram das publicações pagas.

“Hoje, a gente sabe que o alcance tem uma grande dependência de investimento, mas a gente também percebe que existe uma questão de estratégia muito importante por trás do orgânico. Se você consegue entender a sua audiência e tiver um conteúdo, com a página atualizada, ajuda demais para compreender quais conteúdos retornam bem, para então, depois, fazer o investimento correto. Ou seja, existe uma importância grande também dentro das postagens orgânicas” acredita Alexandra.

Instagram

O grupo também analisou um total de 11 mil posts com mais de 30 mil interações para o Instagram. Se lá no Facebook as publicações pagas foram as que mais obtiveram resultados, aqui, segundo o levantamento, o orgânico ainda tem força.

A empresa com maior destaque nesta rede foi a Gocase Brasil, com 1,3 milhão de seguidores no setor de eletrônicos. A empresa é seguida por Samsung (872 mil); PlayStation Brasil (864 mil); Philco Brasil (453 mil); e Motorola Brasil (453 mil).

Em termos de crescimento, vale o destaque também para a Philco, com aumento de 1017% de seguidores em um ano; e Razer (400%). PlayStation BR teve 99% de aumento; Gocase, 74%; e Samsung Brasil, 55%, entre os destaques.


Vale destacar ainda a prevalência das fotos em contrapartida dos vídeos na plataforma. As fotos receberam 88% das interações contra 4% dos vídeos.

Por interação, o trabalho leva em conta apenas likes e compartilhamentos nas timelines dos usuários.

Geral

Os setores de moda e e-commerce dominam completamente ambas as redes sociais. No Facebook, ambos são responsáveis por 14%, cada, de todas as interações na plataforma, seguidos de retail, com 13%; beleza, 12%; e comida, 7%. Os eletrônicos aparecem apenas em sétimo lugar desta lista, com 5%.

No Instagram, o cenário é bem parecido, mas com uma predominância ainda maior de moda. No total, um terço (33%) das interações vêm deste setor. A lista segue com e-commerce com 15%; retail, 14%; beleza, 13%; e serviços, com 6%. Eletrônicos aparecem, em seguida, na sexta colocação com apenas 3% do engajamento total.

A pesquisa foi realizada pela Socialbakers e apresentada com exclusividade para o Canaltech.

Por:Wagner Wakka
Fonte:Canaltech